Quem não sabe onde é o Sudão?
- Carlos Eduardo Valdez
- 20 de set. de 2016
- 5 min de leitura

Você saberia apontar rapidamente no mapa político da África países como a Nigéria, Angola e Moçambique? E mais, saberia dizer quais países atuais são cortados pelo rio mais extenso do mundo, o rio Nilo com 6.761 quilômetros? E o famoso deserto do Saara, onde fica? Há também outros desertos como o do Sudão e o do Kalahari, mas também tem grandes lagos como o Vitória e grandes quedas d’água como a de Tugela, você sabia? Para além de aspectos geográficos você sabia que a Pré-História e a Antiguidade africana presenciaram momentos fundamentais para a humanidade? Opa! E o que é Pré-História?
Como vimos a atividade “Quem não sabe onde é o Sudão” está cheia de questionamentos que vão desafiar o seu conhecimento sobre África. Em 2006, no DVD “Pé Com Pé” o grupo “Palavra Cantada” gravou uma música chamada “África”, composição de Sandra Peres e Paulo Tatit. Essa música traz alguns desses questionamentos e será a base para esta atividade que abordará sobre questões geográficas da África e também sobre sua história e a cultura afra-brasileira. Então dê o play, acompanhe a letra e prepare-se para os desafio
África
Compositores: Sandra Peres e Paulo Tatit
Interpretação: Grupo Palavra Cantada
Quem não sabe onde é o Sudão saberá A Nigéria o Gabão Ruanda Quem não sabe onde fica o Senegal, A Tanzânia e a Namíbia, Guiné Bissau Todo o povo do Japão Saberá De onde veio o Leão de Judá Alemanha e Canadá Saberão Toda a gente da Bahia sabe já De onde vem a melodia Do ijexá o sol nasce todo dia Vem de lá Entre o Oriente e ocidente Onde fica? Qual a origem da gente? Onde fica? África fica no meio do mapa do mundo do atlas da vida Áfricas ficam na África que fica lá e aqui África ficará Basta atravessar o mar pra chegar Onde cresce o Baobá pra saber Da floresta de Oxalá E malê Do deserto de Alah Do ilê Banto mulçumanagô Yorubá
Desfio I – E a música nessa história?
1. Na segunda estrofe da letra há dois versos onde se diz: “Toda gente da Bahia sabe já/ De onde vem a melodia do ijexá”. O Ijexá é um ritmo que chegou ao Brasil através de escravos oriundos da região da atual Nigéria. Utilizado em rituais de religiões afro-brasileiras o ijexá se popularizou e também passou a ser utilizado na música popular e em blocos carnavalescos chamados de “afoxés”, muito comuns na Bahia.
Marque a opção abaixo que representa um exemplo de ijexá:
a) Água Mineral – Timbalada – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YoDjrcuxX64
b) Largadinho – Claudia Leite – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kQnqwXY4VYQ
c) É D’Oxum – Lázaro Ramos – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h2q9vDBZMDs
d) Poeira – Ivete Sangalo – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ic3wtqWEfdw
2. No vídeo da música “África” que você assistiu o músico Adriano Busko toca:

a) Um Repique de Mão; instrumento oriundo dos povos indígenas brasileiros, mas que foi adaptado e largamente utilizado entre os escravos.
b) Um Tama ou Tambor Falante; instrumento oriundo da África Ocidental utilizado originalmente para enviar mensagens entre os povos.
c) Um Tamborim; pequeno tambor oriundo do Mali, país localizado ao sul do continente africano que o utilizava em cerimônias religiosas.
d) Tambor de Fenda; pequeno tambor oriundo da África do Sul utilizado em festas relacionadas ao sucesso das colheitas.
3. O músico Estevão Marques está tocando:

a) Um djembe; instrumento originário da região da Guiné, cujo som é mais agudo junto ao aro e mais grave no centro.
b) Uma alfaia; instrumento de origem árabe tocada com baquetas e com som grave. No Brasil é muito utilizada no maracatu.
c) Uma cuíca; instrumento trazido para o Brasil por escravos oriundos de Angola. Seu som é produzido pela fricção de uma varinha no seu interior.
d)Um djembe; instrumento de origem africana que no Brasil é muito utilizado em ritmos como o coco, o samba e o partido-alto.
4. Os músicos Daniel Ayres e Júlia Pittier tocam, respectivamente:


a) Pandeirão e xequerê: ambos instrumentos de origem sul-africana muito utilizados no Rock brasileiro.
b) Surdo e tarol: instrumentos oriundos de Moçambique e amplamente utilizados nas escolas de samba.
c) Agogô e ganzá: o primeiro trazido para o Brasil pelos iorubás e o segundo pelos portugueses.
d) Alfaia e atabaque: o primeiro de origem árabe utilizado no maracatu, o segundo de origem africana.
Desafio II – Quem não sabe onde fica?
1. Analise o mapa político da África e em seguida coloque no mapa em branco o nome de todos os países africanos citados na música “África” do grupo Palavra Cantada.


2. Analisando o mapa político da questão anterior cite os quatro países que compõem a região conhecida como “Chifre da África”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe o mapa físico da África e comparando-o ao mapa físico responda às questões 3, 4 e 5.
3. Cite o nome de três países que ficam na África subsaariana:
4. Apesar de termos geralmente em mente a visão de que a África é um continente marcado por um clima seco, lá encontram-se importantes áreas férteis como o Lago Vitória.
a) Cite países localizados ao redor do Lago Vitória.
b) Busque no mapa físico outros lagos do continente africano.
5. Todos já ouvimos falar na importância do Rio Nilo, o mais extenso do mundo, mas a África também possui outros rios muito importantes para as populações que vivem ao seu redor. Localize pelo menos três rios africanos importantes e diga por quais países eles passam.
6. A música diz que para nós brasileiros chegarmos à África precisamos apenas atravessar o mar. O “mar” que a música se refere é o:
a) Mar Vermelho
b) Mar Mediterrâneo
c) Oceano Pacífico
d) Oceano Atlântico
Desafio III – Aqui África ficará!
1. Qual opção melhor explica o verso “Qual a origem da gente”?
a) A vida humana surgiu na África.
b) A vida humana surgiu na Europa.
c) A compositora da música era africana.
d) A cantora desconhecia a sua origem.
2. Há um verso da música que diz: "Banto muçulmanagô, iorubá". O Iorubá é:
a) Uma religião praticada em Angola.
b) Um dos idiomas falados na Nigéria.
c) Um santo de uma religião africana.
d) O nome de um rei africano.
3. Esse é o Baobá: a árvore de tronco mais grosso do mundo chegando a medir mais de vinte metros de diâmetro e podendo armazenar até cento e vinte mil litros de água. Seis espécies dessa árvore são nativas de Madagascar na África. O Baobá é também, árvore símbolo do Senegal. Essa opção é:

a) Totalmente verdadeira
b) Totalmente falsa
c) Parcialmente verdadeira, pois ela não tem capacidade de armazenar água.
d) Parcialmente verdadeira, pois ela não tem o tronco mais grosso do mundo.
4. Um dos últimos versos da música diz: “Da floresta de Oxalá...” Marque a opção que explica corretamente o significado de Oxalá:

a) Segundo a mitologia Iorubá Oxalá é o Deus responsável pela criação da natureza e também da paz.
b) Segundo a mitologia grega Oxalá é o Deus do fogo e dos metais.
c) Segundo a mitologia africana Oxalá não é um Deus e sim um demônio que faz o mal para as pessoas.
d) Segundo a mitologia romana Oxalá é o Deus dos mares.
Comments